AÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA


No início encontrou um bairro que estava em transformação, sem asfalto, sem saneamento básico, poucas escolas, posto de saúde sem estrutura adequada, e desde sempre lutou pelos interesses da comunidade. Em razão de seu descontentamento com a situação, Aparecido Bernardo, começou liderando a pavimentação na Rua Lúcio de Oliveira Lara, Rua Presb. Waldemiro M. Cidral, Rua Ivatuba, Rua João Daeski, Rua Adair Marcondes Negrão, Rua Ana Sofia Ribeiro e atual Rua Eduardo Pinto da Rocha, e logo depois da conquista da pavimentação solicitou mais melhorias para toda região da Vila Osternak, Vila Sambaqui, bairro novo, no bairro do Sítio Cercado, onde sempre teve muito apoio da Prefeitura de Curitiba, do Governador Beto Richa e da regional do Bairro Novo na gestão da administração, Elci Dulce. Este foi o início de um trabalho respeitosamente social que se deu pelo gosto de realizar uma atividade prazerosa onde o trabalho social é sempre feito com muito amor. 

Como presidente da associação de moradores do Jequitibá, Santa Lucia e Santa Maria, os trabalhos em destaque são: a distribuição de alimentos doados pelos CEASA-PR, onde, uma vez por semana os moradores cadastrados na associação recebem esta doação, além de realizar cursos de cozinha, higiene pessoal, e sustentabilidade econômica e social junto com a Faculdade Evangélica do Paraná. em breve novos projetos como a atividades de orientação para a melhor idade com professores de Educação Física (que estão sendo estruturada na lei de incentivo ao esporte e no patrocínio da empresa), todos com o apoio da FAS.

Aparecido também, apóia o esporte, em 2008 fundou a Escolinha de Futebol na Vila Jequetibá, que ministrava aulas gratuitas para crianças e jovens, esta iniciativa tem o apoio do projeto PASE da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (secretário Marcelo Richa) e da Secretaria da Saúde de Curitiba, onde conta com o auxílio de Professores de Educação Física. Na praça situada na Rua Ivatuba, no bairro Sítio Cercado, foi instalada uma unidade da “Academia ao ar Livre”, em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer e Juventude (núcleo regional do Bairro Novo, chefe de núcleo Professora Veridiana Maranho), em breve será instalada mais uma unidade na Rua David Tows, na Vila Coqueiros. 

Aparecido Bernardo trabalha na Secretaria Municipal Antidrogas de Curitiba desde 2008, na gestão do ex-secretário e Deputado Federal, Delegado Fanscischini. É monitor social do Programa Bola Cheia na regional Bairro Novo, que atraem jovens adolescentes através de atividades esportivas, de lazer, de cultura e cidadania. Oferecido à comunidade, todas as sextas-feiras e sábados, das 21 horas até 1 hora da manhã, no Centro de Educação Integral Carlos Drummond de Andrade. Em todos os projetos em que Aparecido desenvolve seu trabalho, são feitas ações planejadas com passeios ao parque, palestras de orientações ao uso de drogas, além dos torneios realizados pela secretaria antidrogas.

No ano de 2010, Aparecido e o professor de Educação Física Higor Ferreira, que também trabalha no Programa Bola Cheia, conquistaram o 1º Lugar no Torneio entre as Regionais de Curitiba do Bola Cheia, evento realizado na Universidade Positivo. Em 2011, no mês de março, foi realizado o 1ª torneio de skate na regional Bairro Novo (Bola Cheia), tendo mais de 30 participantes e um público de 300 pessoas que assistiram ao torneio na escola Carlos Drummond de Andrade, e no mês de agosto, houve apresentação do Basquete de Rua, com o grupo Fifty Seven, No início do evento os participantes conheceram as regras da nova modalidade esportiva. Após a iniciação, houve um mini-jogo entre os representantes do grupo e os jovens participantes do Bola Cheia.

Todos os eventos têm a organização dos professores de Educação Física Higor Ferreira, Thiago Lucas, Fernando Borba e Rodrigo da Cruz Hornburg, com a Supervisão de Ognei Caobinco - Coordenador do Projeto Bola Cheia; Enzo Scaletti Junior - Diretor do Departamento de Planejamento e Operações da Secretaria Antidrogas Municipal, Rosane Ferrante Neumann – Superintende da Secretaria Antidrogas, e do Secretário  Hamilton José Klein.

Aparecido Bernardo também atua na área da Saúde, é Presidente do Conselho Local de Saúde do Sambaqui. Em 2009 participou  como Delegado, da 7ª Conferência Distrital de saúde, do Distrito Sanitário Bairro Novo, e em 2011 participou da IX Conferência Municipal de Assistência Social. Além disso, atua como Vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde do Bairro Novo, com o apoio de Shunaide Namie Sonobe, Supervisora do Departamento de Saúde do Bairro Novo.

No trabalho social, Aparecido apresenta um intenso e gratificante trabalho na Associação de Moradores do Sitio Cercado e região, sendo uma das únicas a ter o documento do CMTIBA, Conselho Municipal dos Direitos da criança e do adolescente de Curitiba. Para trabalhar com crianças e jovens, agradecimentos a Presidente Ana Paula Ribeiro Baena, e o certificado do Conselho Municipal de Assistência Social de Curitiba – CMAS. Certificado do Seminário de fortalecimento de lideranças comunitárias de Curitiba e Região Metropolitana em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário