quinta-feira, novembro 24, 2011

Curitiba terá contratação rápida de médicos e dois novos Centros de Urgência

A área da Saúde de Curitiba vai contar já em 2012 com a contratação rápida de médicos, e dois novos centros de urgências, nas regionais Matriz e Tatuquara. As ações de ampliação da infraestrutura da rede de Saúde foram anunciadas nesta semana pela secretária municipal Eliane Chomatas.
“Além de oferecer mais duas opções de atendimento à população, estamos cuidando para que essas unidades possam substituir seus médicos ou contratar outros de forma mais rápida, sem as amarras do rito administrativo”, resumiu. Os profissionais contratados terão a frequência monitorada via ponto eletrônico.
Os novos centros municipais de urgências médicas (CMUMs) serão erguidos na Matriz e na futura Regional Tatuquara e elevarão para dez o número de unidades desse tipo em funcionamento na cidade. Atualmente esta rede, formada por oito unidades, que atendem entre quatro e cinco mil pessoas por dia.
Contratações - Também a partir do próximo ano, mudará a forma de contratação dos médicos que atuam nos CMUMs. Eles deixarão de ser contratados pelos quatro hospitais universitários que dão suporte àquelas unidades – Evangélico, Cajuru, Cruz Vermelha e de Clínicas - e passarão a integrar o quadro da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), depois de aprovados em processo seletivo público.
Mesmo com essas mudanças, os hospitais de ensino, como também são chamados, continuarão parceiros da Prefeitura e integrando a rede de urgências médicas como retaguarda dos CMUMs.
A possibilidade de contratação dos profissionais de saúde por meio desse tipo de fundação está prevista no direito brasileiro desde a década de 60. No caso da Feaes, a fundação terá personalidade jurídica de direito privado e integrará a administração pública indireta e seu funcionamento regulado de acordo com os termos pactuados em contrato de gestão. Além disso, ela será financiada com recursos públicos e submetida à fiscalização e ao acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde. O objetivo é garantir o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-tera-contratacao-rapida-de-medicos-e-dois-novos-centros-de-urgencia/25054

Nenhum comentário:

Postar um comentário