segunda-feira, janeiro 30, 2012

Em Paris, prefeito defende inclusão das cidades nas decisões globais

Ducci participa do encontro, promovido pelo governo francês, que definirá um conjunto de propostas que será levado à RIO+20. O prefeito vai palestrar no painel que apontará soluções dos atores locais para governança mundial do meio ambiente. “Os governos nacionais e os organismos internacionais não podem mais ignorar o poder e o papel das autoridades locais nesse processo”, defende Ducci.
“É fato que tudo acontece nas cidades. É nas cidades que são estabelecidos os padrões de consumo, onde surgem as demandas econômicas e também por habitação, saneamento, transporte coletivo e, por consequência, onde são gerados os resíduos”, apontou o prefeito.
Modelo - As políticas curitibanas já são colocadas como modelo da chamada “economia verde” para ONU. O conceito ganhou corpo ao defender um desenvolvimento que alia baixa queima de carbono, eficiência no uso dos recursos e inclusão social. A ONU elegeu o tema como um dos principais a ser discutido na Rio+20 e Ducci vê na escolha a inclusão das cidades nas decisões e ações globais que serão definidas na conferência.
Curitiba é citada como modelo de políticas de transporte sustentáveis e pelos investimentos em infraestrutura na preparação para uma "cidade verde". A ONU lista a capital do Paraná como referência em sustentabilidade urbana, transporte e meio ambiente.
“No momento em que o mundo se volta ao desafio da sustentabilidade urbana e ambiental, Curitiba, mais uma vez, serve de referência em temas que vão balizar os debates mundiais em torno do desenvolvimento e que serão o foco da Rio + 20. Nossa cidade evolui com base no planejamento que tem como referência as pessoas”, diz Ducci.
De Curitiba, a ONU destaca a política de integração do uso do solo ao transporte; o pioneirismo na implantação dos ônibus em canaletas exclusivas, que originaram o sistema dos BRTs (Bus Rapid Transit), os investimentos em infraestrutura na preparação para uma "cidade verde" – a capital do Paraná é listada ao lado de Copenhagen, Oslo, Amsterdã, Madri, Estocolmo, Vancouver e Portland -; e o programa Câmbio Verde, de troca de materiais recicláveis por alimentos, como prática de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário