sexta-feira, abril 13, 2012

CASCAVEL E CURITIBA UNIDAS CONTRA AS DROGAS

A cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, quer implantar estrutura de prevenção ao uso de drogas baseada no modelo da capital. Para isso, representantes daquela cidade vieram conhecer os programas e os resultados alcançados pela Secretaria Antidrogas Municipal (SAM), da Prefeitura de Curitiba.
O interesse dos cascavelenses no programas antidrogas de Curitiba foi despertado a partir de uma palestra do secretário Hamilton Klein feita naquela cidade no ano passado. “A participação do secretário no seminário fez com que nos motivasse ainda mais a implantar outras políticas públicas”, destacou o diretor da Secretaria Municipal Antidrogas de Cascavel, Eugenio Rozetti Filho.
 “A cidade de Curitiba possui uma grande estrutura e desenvolve inúmeros programas visando à prevenção ao uso de drogas e queremos levar para o nosso município boas idéias”, destacou Rozetti Filho. “É muito bom poder conhecer as ações na prática”, complementou. A Secretária Executiva de Cascavel, Ione Reis, também esteve em Curitiba.
No encontro com os representantes de Cascavel, o secretário Antidrogas de Curitiba, Hamilton Klein, destacou a queda no número de ocorrências policiais em áreas onde funcionam programas como o Bola Cheia, que incentiva a prática esportiva de crianças e adolescentes.
Reconhecimento – O êxito do Bola Cheia foi reconhecido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e o Ministério Público, que autorizaram definitivamente a participação de adolescentes a partir de 12 anos de idade, desacompanhados dos pais ou responsáveis, no programa que é realizado entre 21h e 1h da manhã, de sextas-feiras e sábados.  “Esse reconhecimento é uma conquista que nos enche de orgulho. E o mais importante, mostra que estamos no caminho certo.”, enfatiza o secretário Antidrogas de Curitiba, Hamilton Klein.
No ano passado, as ocorrências atendidas pela Guarda Municipal caíram 80% em relação a 2009 justamente em áreas de risco atendidas pelos projetos da secretaria Antidrogas. “Nos últimos dois anos, o número de delitos e ocorrências registrados pela Guarda nas áreas de abrangência do programa foi seis vezes menor nesses locais”, disse Hamilton Klein.
Longe das Drogas – Pesquisa qualitativa realizada dos nove núcleos onde acontece o programa Bola Cheia apontou desdobramentos diretos da ação. Em 2011, oito crianças e jovens da Regional CIC deixaram o vício de drogas ilícitas e seis abandonaram o alcoolismo e o cigarro. O número sobe para 48, se somar todas as regionais. Os resultados da pesquisa também apontam que 22 jovens participantes do programa na Regional Portão participaram de cursos profissionalizantes. Além disso, 59 jovens foram inseridos no mercado de trabalho, sendo 13 da Regional Boqueirão.
A pesquisa foi realizada com a participação de monitores sociais, professores e supervisores do programa Bola Cheia.
FONTE: http://suacidade.org/curitiba/cascavel-quer-modelo-curitibano-antidrogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário